O SEU MOMENTO DE SERENIDADE
Reforçar o sistema imunitário com Massagens
Chegou o inverno e aparecem as gripes e constipações. Porquê?
É evidente que quando chega o inverno ficamos mais doentes, mais propensos a gripes e constipações. Mas porque é que isso acontece?
O nosso sistema imunitário é responsável por proteger o corpo contra doenças e infeções. Constituído por células, tecidos e órgãos, que quando estão a funcionar corretamente, é capaz de identificar e combater os invasores, aumentando a produção de leucócitos (glóbulos brancos), elimina resíduos e toxinas. Mas quando está debilitado o corpo fica mais vulnerável a vírus e bactérias e a adoecer.
No inverno, com as mudanças bruscas de temperatura, temos tendência a estar mais recolhidos em ambientes fechados, bebemos menos líquidos, há menos horas de sol tornando os dias mais pequenos, há mais humidade e mais frio.
Os ambientes fechados são propícios a uma maior propagação de vírus e bactérias.
Os ambientes fechados são propícios a uma maior propagação de vírus e bactérias.
Ao bebermos menos líquidos, aumenta a desidratação do corpo, e reduz a eliminação de toxinas e resíduos.
OS dias mais pequenos e o facto de estarmos mais cobertos com roupa, contribuem para uma redução da produção da vitamina D através da pele, provocando o aumento dos níveis de cortisol, contribuindo para aumentar os estados depressivos e de irritabilidade.
O aumento da humidade contribui para maior propagação dos vírus e o tempo mais frio provoca secura das nossas narinas e reduz a dilatação dos vasos sanguíneos do nariz e este já não consegue aquecer o ar que entra no nosso organismo.
Também com o frio os órgãos como o coração, fígado, cabeça e rins precisam de mais sangue e este é “desviado” da nossa pele e das nossas extremidades (como mãos, pés, orelhas e nariz) provocando alterações de pele e agravando problemas como frieiras, eczemas, securas, escamações.
Como a pele arrefece, temos mais frio e há a tendência de encolher o corpo, para conservar o calor e de ficarmos mais imoveis. Isto provoca uma rigidez das articulações e uma contração muscular, surgindo mais dores de corpo tanto articulares como musculares.
Também é no inverno que estamos mais produtivos, trabalhamos e estudamos mais, provocando um aumento do stress, ansiedades, alterações do sono, fazemos menos exercício físico.
Todos estes fatores contribuem para uma baixa imunidade a juntar outras circunstâncias como a obesidade, tabaco, alcoolismo, medicamentos (como antibióticos, anti-inflamatórios, imunossupressores, corticoides), e doenças graves, contribuem para agravar o sistema imunitário e contribuir para aumentar as doenças e infecções.
A massagem pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário de várias maneiras
A massagem é uma técnica muito antiga, que tem sido usada há séculos para melhorar a saúde física e mental. Além de proporcionar relaxamento e alívio da dor, a massagem também ajuda a fortalecer e reforçar a imunidade.
A massagem faz aumentar a circulação sanguínea e a produção dos glóbulos brancos, o que permite que as células imunes sejam transportadas para onde são necessárias e combater as infecções mais eficazmente.
Regula também a pressão arterial e a frequência cardíaca.
A massagem ajuda a relaxar os músculos e melhora a flexibilidade muscular e articular, reduzindo as dores.
Ajuda também a reduzir o stress, que como vimos é um dos fatores que contribuem para debilitar o sistema imunológico, pois quando o corpo está stressado ou ansioso, liberta hormônios como o cortisol. A massagem ajuda a relaxar e descontrair o corpo e a mente, reduz a tensão nervosa e liberta os hormônios do bem estar e da felicidade como as endorfinas e oxitocinas e reduz o hormônio do stress.
A massagem contribui assim para uma melhoria da qualidade de sono e o bom funcionamento dos órgãos, ajudando também na eliminação de resíduos e toxinas.
Como a massagem é feita com recurso a óleos vegetais e /ou óleos essenciais, ajuda também a hidratar a pele e a repor a camada hidrolipídica ou camada cutânea, que ajuda à proteção da pele e a evitar as feridas provocadas pelo frio e humidade, como frieiras, eczemas e escamações e promove a beleza do rosto porque ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e reforça a elasticidade e flexibilidade da pele, reforçando assim também o sistema imunitário.
Em resumo a Massagem é uma técnica natural e eficaz para fortalecer o sistema imunitário e melhorar a saúde geral.
Se não houver contra indicações para a massagem, ela pode ser feita a qualquer pessoa e em qualquer idade, beneficiando em particular as crianças e os idosos que não têm o sistema imunitário reforçado.
Se estiver preocupado com a sua saúde, considere em adicionar a massagem regular à sua rotina de cuidados com a saúde.
Como qualquer outra técnica que trabalhe com a saúde humana, a massagem deve ser realizada por profissionais qualificados e certificados.
Agende já o seu horário e comece hoje a investir na sua saúde, para que mais tarde não tenha de investir na doença.
Como massoterapeuta e aromaterapeuta profissional certificada, ajudo-o a si e à sua familia na manutenção do bem estar e qualidade de vida, a nível físico, mental, emocional e psicológico, de uma forma simples, descomplicada e natural.
Quer saber mais como manter o seu bem estar e qualidade de vida com as massagens?
EU POSSO AJUDAR.
Marque a sua sessão aqui
© 2021
Todos os direitos reservados
Orgulhosamente criado por Patrícia Fernandes